Perfil

SIC K

Crepes à Nuray

Quase parecem rolinhos de sushi!

Nuray e Emre conheceram-se vai para lá de 40 anos na vila de Kalkan, na costa da Turquia. Eram então jovens, ele pescador, ela costureira. Tinham sonhos e sorrisos, apaixonaram-se num repente e mais de repente ainda se casaram. Ele continuou no mar e ela em terra. Vieram quatro filhos para alegrar o lar. Vieram anos e mais anos até ao dia em que resolveram que não eram as águas que os iriam continuar a separar. Compraram um pequeno barquinho e resolveram começar a trabalhar juntos, ao longo da costa do seu país de Kalkan a Fethitye, cento e poucos quilómetros para trás e para a frente, ele ao leme e ela ao lume. Ela cozinha os crepes, ele vende-os aos grandes veleiros que por ali deambulam durante os meses estivais.

À noite afastam a “frigideira”, e dormem sob as estrelas. Vão a casa uma vez por semana, para beijar os filhos e os netos e guardar o dinheiro arrecadado.

Conheci-os num Verão recente em que fiz a mesma costa de Nuray e Emre, a bordo do Gulet de uns amigos. Habituada a viajar (quase sempre) em trabalho, achei que oito dias num barco seriam sinónimo de muita leitura, muitas horas de sono, muito banhos de sol. A verdade é que não li sequer um livro inteiro, não dormi muito e banhos, só de mar. Mas em troca perdi a conta aos petiscos que provei, aos mergulhos que dei ao luar, à luz das velas, às horas que passei dentro de água, a beber mojitos e margaritas, mergulhada até ao pescoço, entre conversas e gargalhadas. Um Verão a repetir, tal como estes crepes da Nuray e do Emre.

Recita para 4 pessoas:

- 4 wraps ou crepes caseiros
- 100 gramas de salmão fumado
- 3 fatias de presunto
- 2 colheres de sopa de queijo creme
- 2 colheres de sopa de molho de tomate (receita na pag:...)
- 1 punhado de rúcula ou mistura de alfaces
- pimenta preta
- sumo de limão.

Para os crepes:

-125 gr de farinha
-250 ml de leite magro
-2 ovos
-50 gr de manteiga
-sal

Para fazer estes rolinhos pode comprar os wraps ou fazer os crepes em casa. Se optar por meter mãos à obra comece por juntar a farinha e o sal, os ovos e o leite e misture bem. Deixe a massa repousar no frigorífico durante uma hora. Junte a manteiga derretida e, numa frigideira com o lume alto, vá deitando colheradas da massa até cobrir o fundo. Assim que o crepe estiver cozinhado de um lado, vire-o e cozinhe-o do outro. Vá repetindo até acabar a massa.

Com os crepes já prontos, falta agora o recheio. Pode barrar alguns com queijo creme e depois cobri-los de fatias de salmão fumado temperado com pimenta preta e limão e rúcula. Enrole, pressionando bem e no fim corte o rolo em fatias da largura de um dedo.

Outros podem ser barrados com molho de tomate e recheados com fatias de presunto e rúcula ou mistura de alfaces. Queijo de cabra e salsa também é uma boa opção para recheio. Qualquer uma das variedades é muito fácil, rápida e dá uma óptima entrada com muito efeito visual. Quase parecem rolinhos de sushi.

Mais informações e receitas da Catarina Serra Lopes AQUI!

nas redes

pesquisar