Perfil

SIC K

Salsichas “germanesas”

Prático, delicioso e saudável!

Um assado é sempre uma boa refeição para dias frios, quando chove lá fora e só apetece uma bela manta nas pernas e uma travessa fumegante em cima da mesa. Mas não há necessidade de um assado ser uma refeição pesada, a boiar num molho gorduroso. Pode ser saudável, colorida e muito fácil e rápida de fazer.

Se tem miúdos em casa, vai ver que também eles vão adorar este prato; é mais uma óptima forma de pôr toda a família a comer vegetais. É só juntar salsichas. Alguém conhece uma criança que não goste de salsichas?

Por mim falo; já não sou criança, mas ainda há uns anos, em viagem pela Alemanha com a minha amiga Dulce, arranjei a desculpa de ser esta a comida tradicional da região, para passar duas semanas a comer salsichas ao almoço e ao jantar. Afinal de contas estava na terra delas e... em Roma sê romano.

Não se pense no entanto que a minha dieta se tornou de alguma forma monótona. Os alemães têm mais de 1500 variedades de salsichas: há brancas, encarnadas, amarelas, e podem comer-se cruas, fritas ou grelhadas. Acompanhadas de puré de batata, de mostarda, de cebola frita, de chucrute, ou simplesmente com uma fatia de pão, as opções são mais que muitas e as combinações intermináveis. Se a tudo isto se juntar uma caneca de cerveja, então, é a cereja em cima do bolo.

Mas a conjugação que mais me ficou foi esta, aqui adaptada: vegetais assados e salsichas frescas (em substituição das alemãs Bratwurst). Uma boa refeição de Outono que, se por terras bávaras é acompanhada de uma bela caneca de cerveja, por cá pode ser com um copo de bom vinho tinto; encorpado, para um prato tão saboroso quanto leve.

Receita para 4 pessoas:

- 8 salsichas frescas
- 4 pimentos verdes
- 4 tomates maduros
- 400 g de batatas para assar
- 1 colher de sobremesa de alho em pó
- manjericão
- tomilho
- alecrim
- azeite
- sal

É capaz de ser das receitas mais rápidas da história. É só ligar o forno a 200 graus, lavar os legumes, cortá-los aos pedaços, cortar as salsichas, misturar tudo num pirex. Juntar as batatinhas, polvilhar com o tomilho e o alecrim, temperar com sal, azeite e alho em pó e colocar no forno. Agora é só esperar uns 30 minutos e está feito.

No fim pode dar um toque com algumas folhas de manjericão fresco.

Prático, delicioso e saudável!

Mais informações e receitas da Catarina Serra Lopes AQUI!

nas redes

pesquisar